NETNOGRAFIA

+

BIG DATA

DIGITAL

Se os dados digitais eram importantes para entender consumo e comportamentos antes da COVID-19, depois da pandemia passaram a ser essenciais. Nosso papel é transformar estes dados em insights.
 

NOSSAS

ESPECIALIDADES

INSIGHTS CONSUMIDOR E DIAGNÓSTICO

Folks entrega  insights do consumidor, de comunicação,  segmentação natural, influenciadores,   tendências e análises de marketing, em geral. Produzidos a partir de dados digitais disponíveis na Internet, nossos estudos são mais rápidos do que os produzidos por outros métodos.

Aplicação: insights quanti e quali aplicados ao  planejamento de negócios, marketing e comunicação.

OPINIÃO PÚBLICA E TENDÊNCIAS

A Folks estuda a Internet brasileira sendo capaz de antecipar e interpretar tendências e alterações no zeitgeist social, de consumo e eleitoral. Usamos social big data para entender a formação e a difusão de opinião no ambiente social.

 

Aplicação: estudos para empresas, agências de comunicação e institutos de pesquisa.

ESTRATÉGIA E
GESTÃO

A Folks subsidia a formulação de estratégias de marketing e comunicação por meio da análise de dados, produzindo dossiês temáticos, desk research, estudos de imagem, estudos de posicionamento, bem como workshops e imersões com executivos sobre os findings.

Aplicação: planejamento de marketing.

PESQUISA E INTELIGÊNCIA DE MARKETING
 

PROPÓSITO 

E COMPROMISSO

Nosso propósito é ajudar as organizações a dar sentido à toda a "big data digital" que é gerada pelas pessoas de forma espontânea, todos os dias, sobre todos os assuntos, em todos os ambientes digitais. A abordagem de pesquisa da Folks é única:  fundindo as abordagens quantitativa e qualitativa de Data Science e Netnografia, nossas recomendações estratégicas nascem exclusivamente a partir da observação das interações digitais, espontâneas das pessoas, sem usar questionários, nem fazer perguntas.

A Folks foi a primeira empresa a aplicar Netnografia para análise qualitativa no Brasil, em 2010. Por meio da fusão das abordagens de Netnografia, social big data analytics e dataviz, a Folks entrega estudos quantitativos e qualitativos de mercado, marca, consumidor e opinião pública e o faz melhor e mais rápido do que os métodos convencionais,  com um custo-benefício imbatível

NOSSOS

TRABALHOS

Nossos serviços se aplicam à solução de problemas de negócio e marketing, para a investigação de questões e temáticas socioculturais e para estudos de formação de opinião, tendências e modelagens.

Johnson's Baby

Johnson's Baby

Branding e inovação

Coca-cola Zero

Coca-cola Zero

Territórios de comunicação e do consumidor.

Banco do Brasil

Banco do Brasil

Imagem e posicionamento digital.

Banco Original

Banco Original

Estudo de mercado e benchmarking

Bradesco Seguros

Bradesco Seguros

Seguro de Automóvel + Previdência

Avon

Avon

Revendedoras

SEMESP

SEMESP

Reposicionamento (EAD) e Diagnóstico (Ensino Tecnólogo)

Makenzie

Makenzie

Modelagem de Demanda para Cursos Superiores

 
 

DEPOIMENTOS

"A pesquisa netnográfica realizada pela Folks Netnográfica foi super extensa e o resultado trouxe insights poderosos sobre o target da marca, revelando o potencial das redes sociais para pesquisas de comportamento do consumidor. Por ser um método onde o próprio pesquisador vai à campo e nele realiza suas análises, os exemplos trazidos nos resultados foram especialmente ricos!"

Raquel Scrivano
Consumer Connections Intelligence Coca Cola

"O estudo netnográfico desenvolvido pela Folks para o Banco do Brasil trouxe informações importantes sobre o comportamento do consumidor financeiro nas redes sociais e, também, insights valiosos referentes às mudanças que estão ocorrendo na forma de empresas e clientes se relacionarem."

Élcio Gomes Rocha
Gerente Executivo, Diretoria de Estratégia e Organização

“Surpreendente. Eye opening. Deram nome a todos os bois. Muito esclarecedor. Cairam muitas fichas que estavam pra cair aqui dentro. Extremamente útil”

Nathalia Figueiredo,

Consumer Insight

"No contexto atual em que o comportamento das pessoas inclui cada vez mais o uso de redes sociais para a busca de informações, emissão de opiniões, construção de network, realização de compras etc a netnografia é uma técnica bastante interessante de colher insights reais e pragmáticos para apoio ao negócio em frentes distintas: gestão de imagem de marca, idéias de inovação, percepções sobre diferentes segmentos do mercado etc. O princípio não invasivo inerente à essa metodologia, conferiu um caráter bastante poderoso aos insights gerados pela Folks Netnográfica."

Francisco Tortorelli
Marketing e Comunicação

"A Folks Netnografia nos apresentou uma metodologia inovadora e extremamente valiosa para entendermos em escala e em profundidade as características, dinâmicas e tendências de uma das causas em que atuamos, o enfrentamento da violência contra a mulher, a partir das conversas em torno do tema no ambiente digital. Desde o briefing até a entrega final do projeto, nossas expectativas foram superadas a cada etapa, em virtude da senioridade e expertise realmente diferenciadas dos sócios da Folks. Este é um dos principais diferenciais  da Folks: em todos os momentos fomos atendidos por profissionais extraordinários e cada conversa foi instigante, enriquecedora e reveladora. A própria concepção do projeto de pesquisa não teria sido tão assertiva sem as conversas com o Bernardo Lorenzo-Fernandez e a Debora Figueiredo. A análise quantitativa do tema, por meio da ciência dos dados e pelo olhar arguto do Renato Dolci combinado à análise qualitativa e sensível da Debora nos proporcionou aprendizados e subsídios valorosos, que  pautarão os nossos investimentos e a nossa estratégia pelos próximos anos. A Folks tem uma proposta de valor e uma entrega que os coloca em uma categoria singular: profissionais geniais, execução ágil e metodologia inovadora. Enfim, exatamente o que precisávamos, entregue com maestria." (por ocasiaõ do projeto Vozes da Internet, que estudou a questão da violência contra as mulheres e que foi apresentado no Fórum Fale Sem Medo realizado no Dia Internacional da Mulher, em oito de março de 2018 - assista ao evento no link https://youtu.be/kcIr7oUXTy0).

Março de 2018, Daniela Marques Grelin

Diretora Executiva - Instituto Avon

“Ao utilizar a pesquisa netnográfica aliada ao estudo big data para entender o comportamento de um mercado novo para a nossa marca, pudemos realizar vários ajustes em nosso planejamento de marketing e também entender melhor o poder e a importância das redes sociais como um termômetro do comportamento desse novo mercado. Não só recomendamos essa pesquisa inovadora e eficaz como também ficamos muito satisfeitos com a flexibilidade e presteza dos profissionais da Folks envolvidos nesse job.”

 

Agosto de 2018, Evandro Cunha

Gerente de Marketing & Comunicação - Vans

Mercedes-Benz do Brasil

NOSSA

EQUIPE

DÉBORA FIGUEIREDO

DÉBORA FIGUEIREDO

NETNOGRAPHY. PhD, partner and founder. Communications at FAAP/SP. Post-Grad: Marketing at Harvard University. MsC Master and Business Administration at PUC-SP. PhD Social Sciences / Consumer Anthropology at PUC-SP + Kellog School of Management. Professional background in Marketing: Johnson & Johnson; Taiff. Professional background in Advertsing: Lew Lara TBWA.

Bernardo Fernandez

Bernardo Fernandez

BUSINESS & STRATEGY. Partner and founder. Engineer. Marketing MBA at Coppead/UFRJ. Business Exec Training at FDC / Kellogg. Professional background in Sales and Marketing at Shell Brasil; Brasil Telecom; Intelig Telecomunicações; EBX. Professional background in Advertising: NBS Comunicação; Giovanni + Draft FCB; Monumenta Comunicação. Professional background as industry board member: President at Brazilian Association of Digital Agencies / Abradi-DF 2014 to 2017; Director at Brazilian Feder

Luiz Felipe Barros

Luiz Felipe Barros

DIGITAL TRANSFORMATION. Business Associate. Professional back ground in digital communication agencies and data intelligence companies. Consultant at Phillip Morris NY. Twice appointed as one of the most infuential personalities in the Brazilian Internet by YouPix.

 

POR QUE A FOLKS.

LGPD.

Nossa proposta de valor é imbatível. Nossos estudos são mais rápidos, porque usam dados gerados espontaneamente pelos próprios consumidores. Como não fazemos perguntas e não usamos questionários,  nossos estudos não sofrem o risco de viés, como ocorre com métodos convencionais.  Como não fazemos campo, nosso custo é imbatível. 

 

Lei de Proteçãode Dados.  

Por causa de sua abordagem única de pesquisa por meio de Netnografia e big data digital pública, a Folks não usa questionários e não faz perguntas, como nos métodos convencionais. Todos os dados digitais coletados pela Folks – notadamente opinião - são dados tornados públicos pela própria pessoa e obtidos de fontes abertas, online, por meio de técnicas de Data Science.

O fato de opiniões e outros dados não sensíveis terem sido tornados públicos pela própria pessoa elimina a necessidade de obter-se prévia autorização para sua coleta, uma vez que a clara finalidade da pessoa é a de expressar-se publicamente sobre um assunto qualquer. Mas isso NÃO  exclui tais dados pessoais do alcance da Lei Geral de Proteção de Dados. O princípio da lei visa a proteger as expectativas razoáveis de proteção que as pessoas têm sobre seus dados. Quando elas, por iniciativa voluntária e própria, fazem postagens de opinião em ambientes digitais, é legítimo assumir que a finalidade das pessoas não é outra que não o desejo de tornar públicas suas opiniões e de ter voz na sociedade, expectativa que é certamente diferente do que quando as opiniões são coletadas de outras fontes, e para outros fins.  A Folks coleta e processa opinião pública apenas com o legítimo interesse de, pela análise e entendimento de fenômenos sociais e de consumo, subsidiar seus clientes com insights e recomendações para a formulação de macroestratégias empresariais, sendo que os dados coletados nunca são usados para fins de identificação, formação ou complementação de bancos de dados sobre indivíduos. 

 

VAMOS 

CONVERSAR?

© 2019 Folks Netnográfica

Edifício First Class Building
Rua Afonso Braz, 473, 9º andar, Conjunto 94
Vila Nova Conceição. São Paulo. SP.

contato@folksnetnografica.com.br

(11) 2500-6922

Este site não usa cookies. Os dados pessoais preenchidos ao lado não são vendidos nem compartilhados, sendo usados pela Folks apenas  para responder mensagens deixadas por meio do formulário.

 

© 2019 Folks Netnográfica

Makenzie

Modelagem de Demanda para Cursos Superiores